A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem na medida em que é a forma de monitorizar o cumprimento dos objetivos educacionais. No quadro que se segue, apresenta-se um breve resumo das principais características dos diferentes tipos de avaliação mais tradicionais (adaptado de Proença, 1989):
Avaliação Diagnóstica
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Avaliação Formativa
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Avaliação Sumativa
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Objetivos
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Obter indicações sobre conhecimentos,
aptidões, interesses;
Determinar a posição dos alunos no
início de uma unidade de ensino, período ou ano;
Determinar as causas subjacentes de
dificuldades de aprendizagem.
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Feedback ao professor e ao aluno
relativamente ao progresso deste;
Detetar os problemas de
aprendizagem-ensino.
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Classificar os alunos no final de um
período relativamente longo (por exemplo, unidade de ensino, período, ano,
etc).
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Quando se Aplica
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No início de uma unidade de ensino,
período ou ano letivo;
Durante o processo de
ensino-aprendizagem quando o aluno revela insistentemente incapacidade para
aproveitar o ensino formal.
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Durante o processo de
ensino-aprendizagem.
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No final de um período relativamente
longo (por exemplo, unidade de ensino, período, ano letivo, etc).
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O que Avalia
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Aptidões, interesses, etc, que são
julgados necessários ou desejáveis relativamente aos objetivos a atingir.
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Resultados da aprendizagem relativamente
aos objetivos;
Comparação dos diferentes resultados
obtidos pelo mesmo aluno;
Processo de ensino-aprendizagem que
permitiu os resultados obtidos;
Causas dos insucessos de aprendizagem.
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Resultados da aprendizagem relativamente
aos objetivos.
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Resultados
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Informação global relativamente às
capacidades detetadas;
Descrição pormenorizada das capacidades
reveladas
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Apreciação relativamente a cada objeto;
Identificação, se possível, das origens
das dificuldades observadas.
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Visa uma classificação ou nota;
Apreciação relativamente a cada
objetivo.
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O vídeo explora um pouco mais o desafio de medir a aprendizagem, algo que “não tem altura, comprimento, massa, carga elétrica ou presença física” e as principais características da avaliação formativa e sumativa:
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