domingo, 12 de junho de 2016

Tipos de Avaliação

A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem na medida em que é a forma de monitorizar o cumprimento dos objetivos educacionais. No quadro que se segue, apresenta-se um breve resumo das principais características dos diferentes tipos de avaliação mais tradicionais (adaptado de Proença, 1989):



Avaliação Diagnóstica


Avaliação Formativa

Avaliação Sumativa
Objetivos
Obter indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses;
Determinar a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano;
Determinar as causas subjacentes de dificuldades de aprendizagem.
Feedback ao professor e ao aluno relativamente ao progresso deste;
Detetar os problemas de aprendizagem-ensino.
Classificar os alunos no final de um período relativamente longo (por exemplo, unidade de ensino, período, ano, etc).
Quando se Aplica
No início de uma unidade de ensino, período ou ano letivo;
Durante o processo de ensino-aprendizagem quando o aluno revela insistentemente incapacidade para aproveitar o ensino formal.
Durante o processo de ensino-aprendizagem.
No final de um período relativamente longo (por exemplo, unidade de ensino, período, ano letivo, etc).
O que Avalia
Aptidões, interesses, etc, que são julgados necessários ou desejáveis relativamente aos objetivos a atingir.
Resultados da aprendizagem relativamente aos objetivos;
Comparação dos diferentes resultados obtidos pelo mesmo aluno;
Processo de ensino-aprendizagem que permitiu os resultados obtidos;
Causas dos insucessos de aprendizagem.
Resultados da aprendizagem relativamente aos objetivos.

Resultados
Informação global relativamente às capacidades detetadas;
Descrição pormenorizada das capacidades reveladas
Apreciação relativamente a cada objeto;
Identificação, se possível, das origens das dificuldades observadas.
Visa uma classificação ou nota;
Apreciação relativamente a cada objetivo.

O vídeo explora um pouco mais o desafio de medir a aprendizagem, algo que “não tem altura, comprimento, massa, carga elétrica ou presença física” e as principais características da avaliação formativa e sumativa: 



Sem comentários:

Enviar um comentário