segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ensino do século XXI



"Education is what remains after one has forgotten everything he learned in school" (A. Einstein).



Apresento um vídeo que nos introduz ao conceito de “avaliação autêntica”, ou seja, a ideia de que se deve avaliar conhecimentos e competências úteis na vida prática dos alunos.

De acordo com esta perspetiva, o conhecimento que não tem ressonância na vida dos estudantes, que não lhes faz sentido, é-lhes irrelevante e não perdurará. Para que perdure, tem que ter aplicações práticas, têm que ser ferramentas que lhes permitam ter sucesso na vida, e assim chegamos ao interessante conceito de “competências do século XXI” que é explorado no vídeo.

“A avaliação inclui descrições qualitativas e quantitativas do comportamento do aluno e juízos de valor sobre o desejo de apresentar esse comportamento; a classificação está limitada a descrições quantitativas do comportamento do aluno” (Proença, 1989).

 Em Portugal, o nosso sistema educativo está muito mais orientado para a classificação dos alunos do que para uma efetiva avaliação da aprendizagem dos mesmos. A maioria das disciplinas é avaliada através de testes e exames, no entanto, estes avaliam apenas uma franja do conhecimento, de forma descontextualizada. É-lhes pedido que, numa fração reduzida de tempo, demonstrem a aprendizagem de todos os conteúdos e informação que adquiriram ao longo de um período de tempo relativamente longo, e que não têm significado para eles.

A perspetiva da “avaliação autêntica” alinha-se com a da aprendizagem significativa, ou seja, valoriza os conhecimentos que que perduram além da escola, porque são aplicáveis nos contextos reais de vida dos alunos, e não se baseia em factos e conteúdos estaques e aleatórios, sem utilidade prática.

A “avaliação autêntica” privilegia a avaliação contínua, baseada em portefólios, trabalhos, reflexões, performances, questões abertas, tarefas práticas e observações do professor, e não em exames e testes finais.

Para além do público em geral, as atividades “autênticas” são também particularmente úteis e inclusivas junto de alunos com necessidades educativas especiais, uma vez que, nesta perspetiva, todos os alunos têm oportunidade de aprender e mostrar as suas competências, independentemente dos seus estilos e ritmos de aprendizagem.

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