terça-feira, 14 de junho de 2016

A tecnologia e a docência: realidades (recomendavelmente) conciliáveis

There is a computer disease that anybody who works with computers knows about. It's a very serious disease and it interferes completely with the work. The trouble with computers is that you 'play' with them!” (R. Feynman)

O ensino nos dias de hoje constitui um desafio aos professores. O uso da tecnologia impôs-se no dia-a-dia de forma rápida e massiva e as transformações que dele advieram conduziram a “…novos e atuais processos sociais, sustentados significativamente numa cultura em rede, implicando-nos na inevitabilidade de integrar o processo de ensino-aprendizagem no quotidiano dos indivíduos e de potenciar as sociabilidades aí existentes” (Moreira, Ferreira & Almeida, 2013 cit. in Moreira, Monteiro, & Barros, 2015). A Web 2.0 traz-nos, acima de tudo, interatividade, uma característica premente na sociedade atual, a par do dinamismo, flexibilidade, entre outras. Essa realidade, na qual os jovens já nasceram, não conhecendo outra, exige uma transposição dessas características e valores ao ensino, e os professores deparam-se com o desafio de ensinar não só num paradigma diferente daquele em que aprenderam, mas, em muitos casos, diferente daquele em que ensinaram ao longo da sua carreira. Por isso, “deverão ser capazes de reinventar sua prática docente (…) construir uma nova identidade profissional capaz de atender às demandas sociais, culturais e profissionais em sintonia com o espírito do nosso tempo digital” (Silva & Cilento, 2015). 

O uso das tecnologias deve ter como objetivo, não só constituir-se como uma nova forma de transmissão de conhecimentos e de interatividade com os alunos, mas também uma fonte de motivação para estes que são verdadeiros “nativos digitais”. Como diz Feynman, o problema dos computadores é que brincamos com eles, e se os nossos alunos o fazem, também os docentes o devem fazer. Trago aqui um exemplo de um professor que o fez de forma exemplar, usando a criatividade e o humor, aliados ao uso tecnológico, para captar a atenção dos seus alunos:


https://www.youtube.com/watch?v=4cn4RTbNE0M

Sem comentários:

Enviar um comentário