“There is a computer disease that anybody who works with computers knows
about. It's a very serious disease and it interferes completely with the work.
The trouble with computers is that you 'play' with them!” (R. Feynman)
O ensino nos dias de hoje constitui
um desafio aos professores. O uso da tecnologia impôs-se no dia-a-dia de forma
rápida e massiva e as transformações que dele advieram conduziram a “…novos e
atuais processos sociais, sustentados significativamente numa cultura em rede,
implicando-nos na inevitabilidade de integrar o processo de ensino-aprendizagem
no quotidiano dos indivíduos e de potenciar as sociabilidades aí existentes”
(Moreira, Ferreira & Almeida, 2013 cit. in Moreira, Monteiro, & Barros,
2015). A Web 2.0 traz-nos, acima de tudo, interatividade, uma característica
premente na sociedade atual, a par do dinamismo, flexibilidade, entre outras.
Essa realidade, na qual os jovens já nasceram, não conhecendo outra, exige uma
transposição dessas características e valores ao ensino, e os professores
deparam-se com o desafio de ensinar não só num paradigma diferente daquele em
que aprenderam, mas, em muitos casos, diferente daquele em que ensinaram ao
longo da sua carreira. Por isso, “deverão ser capazes de reinventar sua prática
docente (…) construir uma nova identidade profissional capaz de atender às
demandas sociais, culturais e profissionais em sintonia com o espírito do nosso
tempo digital” (Silva & Cilento, 2015).
https://www.youtube.com/watch?v=4cn4RTbNE0M
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