terça-feira, 17 de maio de 2016

Avaliação e aprendizagem

        As atividades de avaliação de um professor desenvolvem-se em torno de três objetivos: diagnosticar conhecimentos e competências anteriores; dar informações aos alunos sobre o seu desempenho e avaliar e classificar os seus níveis de realização (Arends, 2008).
Para Hadji (2001) e Álvarez Méndez (2002), a avaliação deve ser fonte de aprendizagem, tanto para o aluno como para o professor, de forma a melhorar a sua prática docente. A avaliação deve servir para ajudar os alunos a desenvolverem as suas aprendizagens mais do que para os julgar ou classificar numa escala.
De acordo com estudos realizados por Paul Black and Dylan Wiliam (King’s College London School of Education) a avaliação formativa provou ser o tipo de avaliação privilegiado para regular as aprendizagens e melhorar o sucesso escolar. 
Em Portugal, a legislação no ensino, tem vindo a destacar a importância da avaliação formativa, como é o caso do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos, da avaliação dos conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos dos ensinos básico e secundário (artigo 24º, ponto 3), referindo que a avaliação formativa é a que permite melhorar as estratégias de desempenho do aluno, “assume caráter contínuo e sistemático recorre a uma variedade de instrumentos de recolha de informação adequados à diversidade da aprendizagem e às circunstâncias em que ocorrem”.

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