segunda-feira, 9 de maio de 2016



A evolução das TIC e a internet têm sido as principais responsáveis pelas grandes mudanças operadas na educação, alterando a forma de estudar, de comunicar, de trabalhar e até de ocupar alguns tempos livres. A educação à distância é um excelente exemplo do forte impulso verificado nos últimos tempos.

Contudo, a integração das TIC na prática letiva requer uma nova forma de estruturar o ensino, uma certa mudança de mentalidade, investimento de algum tempo e espírito de inovação.

O conceito de sala de aula passou a ser mais amplo. O aluno passou a ter um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem, procurando adequar o seu ritmo e intensidade de aprendizagem às suas necessidades e aos seus interesses (Moreira, 2002).

O trabalho colaborativo, a partilha de conhecimento, ou seja, a interação promovem sinergias para a construção social do conhecimento.

Os ambientes virtuais uma vez que contribuem para a diminuição de constrangimentos a nível de espaço e de tempo, no que refere ao processo de ensino-aprendizagem, tornam o sistema mais democrático, atrativo e bem sucedido (Maria de Fátima Goulão e Susana Henriques, 2015).

 
Resultado de imagem para educação em ambientes virtuais

Sem comentários:

Enviar um comentário