A evolução das TIC e a internet têm sido as principais responsáveis pelas grandes mudanças operadas na educação, alterando a forma de estudar, de comunicar, de trabalhar e até de ocupar alguns tempos livres. A educação à distância é um excelente exemplo do forte impulso verificado nos últimos tempos.
Contudo, a integração das TIC na prática letiva requer uma nova forma de estruturar o ensino, uma certa mudança de mentalidade, investimento de algum tempo e espírito de inovação.
O conceito de sala de aula passou a ser mais amplo. O aluno passou a ter um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem, procurando adequar o seu ritmo e intensidade de aprendizagem às suas necessidades e aos seus interesses (Moreira, 2002).
O trabalho colaborativo, a partilha de conhecimento, ou seja, a interação promovem sinergias para a construção social do conhecimento.
Os ambientes virtuais uma vez que contribuem para a diminuição de constrangimentos a nível de espaço e de tempo, no que refere ao processo de ensino-aprendizagem, tornam o sistema mais democrático, atrativo e bem sucedido (Maria de Fátima Goulão e Susana Henriques, 2015).
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