domingo, 7 de maio de 2017

Para Sempre 

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

sábado, 18 de junho de 2016

Perspetivas de passado e futuro

Com este post, encerro um ciclo de trabalhos no âmbito do curso de profissionalização em serviço.

A construção do blogue, no âmbito da unidade curricular de Seminário de Prática Pedagógica  - Português, Estudos Sociais e História (200), uma experiência que me foi inédita, revelou-se útil no aprofundamento de competências tecnológicas, mas também uma atividade produtiva em termos globais, ao proporcionar novas pesquisas, leituras e o aprofundamento de conhecimentos.

Para o futuro, novos desafios virão, sendo o principal a tarefa de levar à prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo desta, e das restantes, unidades curriculares, levando a cabo a docência do Português e da História.

"Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

(Paulo Freire)

Ensinando Língua Portuguesa e não só…

As aulas de Português são um contexto particularmente rico e produtivo para se trabalharem temas interdisciplinares, transversais e da maior importância na formação cívica dos alunos, como a ética, questões ambientais, da saúde, sexualidade, culturais, entre muitas outras, já que a língua constitui “…um veículo de representações, conceções e valores socioculturais e o seu caráter de instrumento de intervenção social” (PCN, 1997, p.45-46 cit. in Pereira, n.d.)

No texto que pode ser lido através do link que se segue, a Unidade VI – A Importância dos Projetos Interdisciplinares (página 261), debruça-se sobre este assunto e como pôr em prática o ensino desses temas transversais nas aulas de Português, aconselho a sua leitura.


http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/didatica_do_ensino_de_lingua_portuguesa_1360182473.pdf

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ferramentas da Web 2.0

Ainda a propósito da integração das tecnologias no ensino, deixo a sugestão de um site que nos apresenta uma miríade de ferramentas da web 2.0 que podem ser usadas dentro e fora da sala de aula.

"Se, antes, postulou-se que uma abordagem centrada na alfabetização informática seria o primeiro passo para se aproximar o docente de novos ambientes facilitadores do seu trabalho, hoje, com o amadurecimento e a reflexão em torno da sociedade digital, sabemos que a utilização da Web 2.0, e suas ferramentas, deve ser integrada, também, aos espaços de aprendizagem. No entanto, a riqueza e diversidade das ferramentas da Web 2.0 requerem um conhecimento por parte dos professores..." (Moreira & Monteiro, 2015).

Este site pode ser um primeiro passo para a exploração dessas ferramentas, para que, posteriormente, os docentes as consigam integrar nas suas práticas letivas.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ensinar História

Proponho a leitura deste artigo de opinião que apresenta uma perspetiva interessante sobre as finalidades do ensino da História, a forma como o nosso sistema de ensino prevê o ensino da História, o motivo da aversão dos alunos a esta disciplina, e como os motivar.

Afinal de contas, em História como em qualquer outra disciplina das ciências sociais, não se trata de ensinar factos aleatórios e desconexos mas sim desenvolver competências de pensamento. Educar os alunos para serem, no futuro, cidadãos conscientes, ativos, participativos e com todas as ferramentas para serem bem-sucedidos.

http://www.edweek.org/ew/articles/2015/09/23/why-do-students-hate-history.html

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra os Idosos

Instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a data pretende promover a reflexão e, nesse sentido, combater um problema social silenciado.

É urgente agir contra mais uma realidade penosa!