Dia Mundial do Gato
Estima-se que existem 500 milhões de gatos no mundo, sendo atualmente os animais de estimação mais populares da Europa, embora em Portugal os cães ainda prevaleçam sobre os gatos.
No antigo Egito, os gatos eram venerados, considerados animais sagrados. Registos encontrados, como pinturas, gravuras e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com os humanos teve início há cerca de 9500 anos. Os egípcios foram o primeiro povo a adotar os gatos como animais de trabalho e de estimação. Bastet, a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora da humanidade, era representada como uma mulher com cabeça de gato e frequentemente aparecia acompanhada de vários outros gatos.
Na Idade Média, os gatos foram perseguidos depois de diferentes Papas os condenarem ao sofrimento. Eram associados a bruxas, que também foram perseguidas pela sua ligação com estes animais.
A partir do século XVII, a história dos gatos voltou a mudar. Criar e ter gatos domésticos passou a ser moda a partir do final do século XIX.
Como eliminadores de ratos e de pestes, os gatos foram adotados nos lares e navios, chegando a todos os cantos do mundo.
A primeira exposição de gatos teve lugar no Palácio de Cristal de Londres em 1871, onde foram escritos os primeiros padrões das várias raças.